domingo, 18 de julho de 2010

Diferenças Bioquímicas entre Homens e Mulheres no Exercício Físico



Até pouco tempo atrás, acreditava-se que as resposta do corpo da mulher e do corpo do homem na prática de atividade física não tinham tanta difrença. Essa idéia pode ser vista, por exemplo no futebol, no qual as mulheres competem em um campo com as mesmas dimensões usadas para os homens, com traves com a mesma altura e bola com o mesmo peso - ainda que se saiba que a estatura média feminina é menor e que elas têm menos força física. A mulher possui cerca de 80% da fora fisica do homem.

A raiz de grande parte das diferenças está nos hormônios.Eles são regidos pela testosterona, hormônio que determina as características masculinas. Elas, pelo estrogênio responsável pelas marcas femininas. A ação dessas duas substâncias influência diretamente na composição celular. A testosterona produz aumento na deposição de proteína em seus músculos, ossos , pele e em outras partes de seu corpo.Já o estrogênio é capaz de aumentar a deposição de gordura em determinados tecidos como nas mamas, nos quadris e no tecido subcutâneo, isso explica a razão da mulher possuir mais gordura em seu corpo.

Em razão dessas diferenças hormonais o homem possui um maior estoque de glicogênio, devido a ele ser armazenado principalmente nas células musculares. Ele é o primeiro a ser queimado durante a execução de exercícios intensos e prolongados. Já a mulher tem um estoque menor de glicogênio por apresentar menor numero de células musculares, porém ela leva uma vantagem, quando o glicogênio vai diminuindo, o organismo passa a usar as reservas de energia estocadas nas células de gordura. E, como possui mais dessas células, nesse momento manifesta maior capacidade de obter energia.

O grupo de Estudo e Pequisa e Metabolismo, Nutrição e Exercício, Centro de Educação física e Desportos - Universidade Estadual de Londrina e o Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física. Universaidade Estadual Paulista - Rio Claro/SP realizaram um estudo para comparação do desempenho motor entre homens e mulheres em séries múltiplas de exercícios com pesos. 50 homens e 33 mulheres , 48 horas após serem submetidos a testes nos exercícios supino em banco horizontal, agachamento e rosca direita de bíceps , executaram um protocolo composto por quatro séries a 80 % do primeiro teste até a exaustão em cada um dos três exercícios, para avaliação de capacidade de resistência a fadiga nos diferentes grupos muculares.





O estudo comprovou com base nesses resultados (gráficos acima) que homens e mulheres apresentam comportamentos relativamente diferentes em séries multiplas de exercícios com pesos, com as mulheres apresentando desempenho mais estável e maior capacidade de resistência à fadiga , sobretudo no exercício rosca direta de bíceps.

POR TRÁS DO DESEMPENHO
Veja algumas diferenças fisiológicas entre homens e mulheres que afetam o rendimento esportivo:
Débito cardíaco e hemoglobina:
-São aproximadamente 10% menores em uma mulher do que em um homem de mesma massa corporal;
Volume sanguíneo:
-Cerca de 20% menor nas mulheres do que nos homens de mesma massa;
Eficiência mecânica:
-A mulher tem o quadril mais largo, o que diminui a eficiência mecânica da corrida por um aumento do ângulo do osso para manter os joelhos mai próximos um do outro. Isso a torna mais propensa a ter lesões no joelho do que os homens;
Gordura corporal:
a média das mulheres é de 10% a mais do que a média masculina, em indivíduos de mesma massa;
Capacidade vital:
o volume máximo utilizável dos pulmões da mulher é cerca de 10% menor que de um homem;
Impulsão:
o calcanhar-de-aquiles, importante na impulsão durante o cotato do corpo com o solo, também é mais curto na mulher;
Menstruação
o ciclo menstrual provoca alterações hormais que levam ao estresse fisiológico e psicológico que, por sua vez, pode diminuir o desempenho físico de algumas atletas.


Enfim, mulheres, não se sintam desestimuladas a praticar exercícios só porque parece que o sexo masculino tem mais vantagens, porque o verão vem chegando (mesmo sem a gente ter férias por causa da bendita greve) e a preparação começa agora!


Fontes: Comparação entre o desempenho motor de homens e mulheres em séries multiplas de exercícios com pesos
As estratégias de exercícios para eles e para elas revista Isto é

Nenhum comentário:

Postar um comentário