sábado, 31 de julho de 2010

Exercícios físicos ajudam muito na depressão




A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais frequentes, sendo uma das doenças que mais incapacita o ser humano.As mulheres são mais atingidas que os homens - 1 em cada 4 mulheres e 1 em cada 10 homens.
A depressão caracteriza-se por uma alteração psiquica e orgânica global, com consequentes alteraçoes na maneira de valorizar a realidade e a vida.Falta de vitalidade que poderá estar acompanhada de sentimentos de tristeza ,falta de confiança em si próprio, sentimentos de culpa generalizados, pessimismo e nos casos mais graves pode haver tendência ao suicídio.
A prática de exercício físico é uma boa forma de prevenir e combater a depressão.
O exercício físico libera no cérebro substâncias que proporcionam uma sensação de paz e de tranquilidade. São as endorfinas, ligadas à gênese do bem-estar e do prazer.Por ser um potente liberador de endofirna o exercício físicocria uma boa dependência quem praticado regularmente e a faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer.O exercício físico é altamente eficaz no combate ao stress e a ansiedade quando é moderado e regular, descontrai o corpo e ativa o sistema imunológico.
O ritmo do exercício deve ser adequedo .Deve ser começado lentamente e ir aumentando gradualmente.Quando demasiado exigente,pode causar ainda mais stress.
O método Pilates pode ajudar muito por ser uma modalidade mais calma, que exercita a concentração, a respiração e o relaxamento.
"Mens sana in corpore sano" (mente sã em corpo são), é uma frase célebre em latim que demonstra bem o interresse do homem pelo exercício físico, de forma a atingir o equilibrio total.


Fonte:
revista pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário