domingo, 25 de julho de 2010

Flexibilidade

Flexibilidade ou mobilidade articular pode ser definida com a amplitude máxima passiva fisiológica de um dado movimento articular. É um componente de avaliação importante do desempenho muscular. Uma característica bastante variável, que em cada articulação é diferente, o que nos leva a concluir que ser flexível em uma parte do corpo não garante a flexibilidade em outras regiões.
A flexibilidade pode ser influenciada por diversos fatores como a superfície óssea, os músculos, ligamentos, tendões, idade (a tendência é com o passar do tempo, a flexibilidade diminuir), gênero (em geral, as mulheres são mais flexíveis), o aquecimento feito antes do exercício, a temperatura externa (com o frio, diminui-se a mobilidade articular), nível de treinamento (quanto mais treinado, mais flexível).
A flexibilidade é de suma importância na realização de determinados gestos desportivos e movimentos que de outra forma, seriam impossíveis de serem realizados sem essa capacidade física. Ela aumenta a eficiência mecânica dos movimentos, fazendo com que o atleta tenha um desperdício menor de energia na execução de suas atividades, além de auxiliar na profilaxia de lesões e dos vícios posturais, reduzir as tensões musculares e auxiliar na melhoria da contratilidade muscular.
Segundo especialistas, o treinamento de hipertrofia muscular anula ou diminui a ação dos neuro-transmissores presentes nos tendões dos músculos. Assim, exercícios de alongamentos ativo depois das sessões de musculação podem provocar lesões pois o atleta poderá tentar estender o músculo a uma amplitude maior do que a suportada. Recomenda-se apenas exercícios de alongamentos passivo, com a finalidade de relaxar, descontrair e distensionar o músculo e realizar o alongamento ativo após algumas horas depois do treinamento.
Existem alguns tipos de alongamento, os mais comuns são:
Alongamento ativo - É estabelecido pela atividade muscular do próprio indivíduo envolvido na ação, sem ajuda externa .
Alongamento passivo - Não ocorre contribuição ou contração ativa do sujeito submetido à ação, ou seja, o alongamento é totalmente promovido por forças externas, através do auxílio de um parceiro ou de um equipamento mecânico.

Eficiência Anatofisiologica:

Influência dos diferentes tipos de Tecidos na Flexibilidade

Cápsula articular47%
Músculos41%
Tendões10%
Pele02%
(JONHS & WRIGHT,1962)

Ligamentos - tem baixo coeficiente de elasticidade e alto coeficiente de plasticidade.
Tendões - tem baixo coeficiente de elasticidade e de plasticidade.
Músculos - tem alto coeficiente de elasticidade, principalmente quando trabalhados para tal.

Obs.: - Geralmente quando os limites são superados em seus coeficientes de elasticidade e plasticidade, causa o rompimento das estruturas e o surgimento de lesões.

Algumas Curiosidades:
  • A flexibilidade mantém-se estável até por volta dos dez anos. ao entra-se na puberdade, começa-se a perder a flexibilidade paulatinamente, desde que não seja treinada.
  • A flexibilidade é bastante semelhante entre meninos e meninas até os seis ou sete anos de idade, daí por diante, os indivíduos do sexo feminino tendem a ser mais flexíveis do que os sexo masculino.
  • As mulheres grávidas apresentam um maior índice de flexibilidade em relação ao estado normal pela influência de fatores hormonais.


Alguns links em que se pode ler mais sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário