segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Eritropoetina

A Eritropoetina ou EPO é um Hormônio Glicoprotéico produzido naturalmente nos seres humanos e nos animais pelos rins e fígado, a função da Eritropoetina é principalmente de regular a eritropoiese, nome que se dá a produção de células vermelhas do sangue, hemácias.

Ação da Eritropoetina

Quando um animal ou uma pessoa ficam expostos a atmosfera com baixo teor de oxigênio, a eritropoetina começa a ser formada dentro de poucos minutos a horas, atingindo sua produção máxima dentro de 24 horas. Contudo, quase nenhum eritrócito novo aparece no sangue circulante no decorrer dos 5 dias seguintes. A partir dessa observação, bem como de outros estudos, determinou-se que o efeito importante da eritropoetina consiste em estimular a produção de pró-eritroblastos a partir das células-tronco hemopoéticas na medula óssea. Além disso, uma vez formados os pró-eritroblastos, a eritropoetina faz com que essas células passem pelos diferentes estágios eritroblásticos mais rapidamente do que o normal, também acelerando a produção de novas células. A rápida produção de células prossegue enquanto a pessoa permanecer nas condições de baixo teor de oxigênio, ou até que haja produção suficiente de eritrócitos para transportar quantidades adequadas de oxigênio para os tecidos, apesar do baixo teor de oxigênio. Nesse estágio, a velocidade de produção de eritropoetina declina até um nível que irá manter o número necessário de eritrócitos, sem qualquer excesso.

Uso como substância estimuladora

A partir da década de 80 com a clonagem do gene responsável pela produção desse hormônio e consequentemente a sua venda, o medicamento se tornou disponível para atletas. A data precisa do começo do uso no meio atlético é impossível de se precisar.

fontes: http://www.eritropoetina.com.br/ e Tratado sobre Fisiologia Medica, Guyton e Hall, 11ed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário