segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Exercício e Capacidade Cerebral


Pesquisadores da Howard Hughes Medical Institute (HHMI) descobriram que correr voluntariamente impulsiona o crescimento de novas células nervosas e melhora o aprendizado e a memória de camundongos adultos.
Até recentemente, acreditava-se que o crescimento de novos neurônios, ou neurogênese, não ocorria em cérebros de mamíferos adultos, conforme afirma Terrence Sejnowski. Porém, tem-se hoje evidência desse fato e parece que exercícios físicos ajudam nesse desenvolvimento, conforme publicado no volume de 09 de novembro de 1999 do Proceedings of the National Academy of Sciences.
Os pesquisadores iniciaram os estudos comparando a capacidade de memória de um grupo de camundongos sedentários à de um grupo que se exercitou livremente numa roda giratória por um mês. Camundongos no grupo de exercícios cobriram uma distância diária de cerca de 4,87 quilômetros.
Depois, os cientistas procuraram por variações no número de células nervosas entre os dois grupos. Em comparação aos indivíduos sedentários, os cérebros dos camundongos exercitados tinham cerca de 2,5 vezes mais novas células nervosas. Essas não estavam distribuídas aleatoriamente, mas concentradas no giro denteado, seção de uma grande área do cérebro denominada hipocampo.
O hipocampo tem um papel central em muitos processos de formação de memória, incluindo-se o aprendizado de localização espacial de objetos no ambiente e a lembrança consciente de fatos, episódios e eventos únicos.
Fatias de cérebros dos dois grupos foram analisadas para medir um processo de sinalização neural, denominado potencialização a longo prazo, que afeta o fluxo de informações através de sinapses, conexões entre duas células nervosas.
Numerosos estudos em humanos demonstraram que exercícios aumentam o estado de alerta e ajudam as pessoas a pensar mais claramente. Recentemente, foi demonstrado que novas células nervosas crescem no giro denteado adulto humano.
Então, a partir desses estudos, há uma comprovação da teoria de que memória, exercício e raciocínio lógico, estão sim interligados e influenciam-se mutuamente.




Referência:

http://emedix.uol.com.br/not/not1999/99nov08neu-hhmi-eil-exercicios.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário