domingo, 1 de agosto de 2010

Coração

Para compreendermos melhor esta resposta ao treinamento, precisamos entender que durante o repouso o coração deve bombear aproximadamente cinco litros ou cinco mil mililitros de sangue por minuto, sendo que esta quantidade é a mesma entre indivíduos sedentários e treinados.
Assim, o coração de um indivíduo sedentário em repouso batendo a 70 vezes por minuto ejeta aproximadamente 70 mililitros de sangue.
Multiplicando o valor da freqüência cardíaca em repouso (70 batimentos por minuto) pela quantidade de sangue ejetada a cada batimento (70 mililitros), chegamos a um valor de 4900 mililitros, ou seja, o coração ejeta quase 5000 mililitros de sangue a cada minuto.
Um ajuste interessante que ocorre com o treinamento a longo prazo é o aumento na quantidade de sangue que o coração ejeta a cada batida. Assim, o coração passa a ejetar em torno de 100 mililitros de sangue a cada batida durante o repouso. Esse aumento na quantidade de sangue ejetada faz com que o coração tenha que bater uma menor quantidade de vezes por minuto para bombear os mesmos cinco mil mililitros de sangue. Assim, podemos dizer que a freqüência cardíaca de repouso diminui em função do aumento na quantidade de sangue ejetada a cada batida.
Neste caso, o coração de um indivíduo treinado em repouso batendo a 50 vezes por minuto ejeta aproximadamente 100 mililitros de sangue. Multiplicando o valor da freqüência cardíaca em repouso (50 batimentos por minuto) pela quantidade de sangue ejetada a cada batida (100 mililitros), chegamos a um valor de 5000 mililitros de sangue.
Desta forma, podemos perceber que o coração de indivíduos treinados e destreinados bombeia a mesma quantidade de sangue a cada minuto durante o repouso. No entanto, o coração do indivíduo treinado consegue bombear a mesma quantidade de sangue com uma menor taxa de trabalho.
É muito mais fácil e econômico para o coração bombear a mesma quantidade de sangue por minuto com um número menor de batimentos. Este tipo de ajuste reduz o stress cardiovascular. A redução no número de batimentos cardíacos por minuto parece estar relacionada a uma maior expectativa de vida.
Quando comparamos um indivíduo destreinado e um indivíduo treinado correndo na mesma velocidade em uma esteira, podemos perceber que o indivíduo treinado exibe um menor aumento de freqüência cardíaca. Este menor aumento também é influenciado pelo incremento na quantidade de sangue ejetado a cada batida.

Fonte: brunnoarnaut.blogspot.com
Imagem: Atlas Sobotta 21ªedição

Um comentário: