sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Hipertrofia Muscular


Hipertrofia é um fenômeno relativamente comum no corpo, que ocorre em diversos tecidos, e indica um aumento da função ou do número de constituintes da células. Especificamente, a hipertrofia muscular é o aumento do tamanho dos músculos por intermédio do aumento de suas fibras.
Um processo contínuo de musculação é a forma mais indicada de se obter massa muscular (como já dito, para todos os exercícios, qualquer prática desportiva deve ser acompanhada por equipe competente, composta por profissional de educação física, médico, nutricionista). Do mesmo modo que o treinamento pode gerar hipertrofia, sua interrupção pode gerar perda de massa muscular.
A obtenção do êxito é dependente de diversos fatores, como a escolha e a prática adequada dos exercícios, acompanhamento da dieta, o intervalo dado dentro da série e entre as séries que serão executadas, mudanças nos estímulos também são interessantes e com grande potencial para alcançar melhores resultados.
MITO: quanto mais tempo na academia, maior eu vou ficar; a prática de exercícios adequados, em tempo programado, sobre a supervisão profissional, traz bem mais benefícios que um tempo excessivo (que pode gerar lesões, que prejudicariam ainda mais o tratamento). Muito mais importante é focar na qualidade do exercício praticado do que no tanto de vezes que ele foi feito.
Um profissional qualificado saberá como e quando usar a estratégia correta para potencializar os resultados. Não será em algum website, revista ou livro de auto-ajuda que encontraremos a melhor informação, cada treino deve ser feito por um profissional especializado. Cada pessoa tem suas particularidades, que devem ser respeitadas para que haja eficiência no treinamento.
O mecanismo de obtenção da hipertrofia é baseado no princípio de que o corpo tenta sempre reestablecer o equilíbrio, ao longo do exercício ocorrem rompimentos das fibras musculares, seguido de regeneração (o músculo regenerado é maior, mais forte, e mais resistente ao treinamento feito e consequentemente, a lesões).
Além do exercício adequado, é vital que se tenha uma dieta adequada (como já foi dito), com proporções adequadas de proteínas e carboidratos. Proteínas para a reconstrução do músculo e carboidratos para suprir a perda energética da dieta (e evitar a proteólise, que seria exatamente o contrário da hipertrofia desejada). É essencial a menção de que, ao se fazer o acompanhamento adequado com nutricionista, dietas diferentes, com proporções voltadas para o tempo da prática e o metabolismo de cada pessoa serão montadas. As pessoas usam também diversos suplementos alimentares, que contém proporções maiores ou menores dos substratos.
Segue um link interessante deste assunto:



Referências:

2 comentários: